domingo, 27 de fevereiro de 2011

Veneza --» Finalizando com chave de ouro!

31 de janeiro de 2011 --» data da última cidade italiana que fui!!
     Chegamos em Veneza Mestre, a parte onde Veneza fica em terra firme e próxima a área turística, Veneza Santa Lucia.
     Em Veneza não há hostel, somente hotéis, mas o quarto para o grupo sai o mesmo preço do hostel! Ficamos no Hotel Altieri (muitoooo bom!!)
    Peguei um ônibus com a turma para chegar no centro turístico.....
OBS Importante: tem de comprar o ticket do ônibus em alguma tabacaria ou em alguma estação, pois o motorista não recebe dinheiro no ônibus.

O ônibus deixou a gente na Piazzale Roma e comprei um mapa (3 euros) em vão....não tente seguir por mapa!! Vá pelas placas, mesmo algumas escritas sendo à canetinha nas paredes, que consegue chegar até a Piazza San Marco.




 Uma pequena pausa para apreciar o Gelato, realmente um presente para a alma (huahuauha)!! O melhor sorvete do mundo é o italiano...FATO!
 Ainda seguindo as placas...
 Um dos presentes legais para comprar em Veneza são as máscaras, entrei em um monte de lojas,até achar um preço bem acessível (gastei 15 euros).

 As gôndolas, embarcação típica no centro histórico, pelas suas características de manobrabilidade e velocidade, foi, até a chegada dos meios motorizados, a embarcação veneziana mais adaptada ao transporte de pessoas.

.

Até que chegamos a Ponte do Rialto, um dos marcos da cidade.Foi toda construída em pedra e data da metade do século XVI, antes, as pontes eram feitas de madeira.
 E finalmente a Piazza San Marco
 Ficamos passeando e curtindo o pôr-do-sol em Veneza!
Depois de tamanha correria, histórias, aventuras, situações periclitantes, engraçadas e únicas pela Itália é hora de arrumar o mochilão e no dia seguinte ir para Valencia!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Verona --» Momentos de tensão na Itália!

Dia 30 de janeiro de 2011--Verona! 
A viagem a Verona já não começou muito bem, o trem não saiu da estação próxima ao hostel, tivemos que pegar um táxi até outra estação. Chegando a cidade o posto de informação da estação de trem estava FECHADO! Andamos até o centro contando com informações dos italianos e ao encontrar um posto de informação descobrimos que o hostel que reservamos era uns 6 km do centro histórico.Fomos de táxi até o hostel e resolvemos voltar para trás, pois era inviável ficar naquele lugar! Daí pegamos  endereços de 2 hotéis e de um hostel, um hotel estava fechado e reabriria no dia seguinte (Bonito...neh), o outro não localizamos e fomos para o hostel.

O Hostel Macabro!
  Os quartos eram distribuídos entre um jardim sem iluminação,roupa de cama cheirava fumaça, passei um friooo tenebroso, além de barulho de corvo e um sino de uma igreja que tocava de 25 em 25 min (bizarrice!!)

Mas prontos....foram lágrimas de risos por toda a viagem!
Agora vamos ao turismo!!

O trem de Florença até Verona foi de alta velocidade, passamos por Bolonha, que na ocasião estava nevando!!




 Os pontos turísticos que visitamos:

A Ponte Pietra, é uma ponte em arco romano cruzando o  Rio Adige, foi concluída em 100 aC.


Teatro Romano
  
Construído no sec I a.c., hoje pouco permanece a área de representação e palco original, mas a área de assistência semicircular permanece a mesma.


Duomo
A catedral de Verona foi iniciada em 1139 e tem um portal romântico, gravado por Nicolò


Piazza Delle Erbe
Esta praça é utilizada como comércio há mais de 2.000 anos e deve seu nome ao antigo mercado de ervas. Há dezenas de monumentos que contam um pouco da história da cidade de Verona.Antigamente, a praça era o centro da vida cívica, econômica e religiosa da cidade.
Atualmente, o mercado vende artesanato, comidas típicas, lembranças, etc. 

Casa de Julieta (Casa de Giulietta)

 A família Capello foi dona da casa na Via Capello por muitos anos... Muitos acreditam que a semelhança com o nome Capuleto da peça de Shakespeare incentivou a crença. A casa passou por uma grande reforma em 1930 e em seu interior estão dezenas de objetos, todos relacionados com a história de Romeo e Julieta. Um dos destaques da visita é a estátua de Julieta no pátio, próxima da famosa varanda (muitos acreditam que tocar o seio direito da estátua - já gasto - dá boa sorte). Para entrar no pátio não é necessário pagar, somente para entrar na casa. Nas paredes existem dezenas de recados de dezenas de apaixonados do mundo.

Casa de Romeo



Arena

Situado no centro da cidade e conhecido como o terceiro maior anfiteatro romano do mundo, a Arena de Verona é o ponto turístico mais conhecido da cidade e os habitantes sentem um orgulho majestoso por ela. Foi construído por volda do século II e foi originalmente concebida para batalhas de gladiadores e outros torneios. Foi parcialmente danificada por um terremoto no século 12, mas o local permanece com praticamente intacto desde a sua criação. Atualmente, a Arena é palco de óperas grandiosas. 
 


 Depois da noite de terror no hostel, acordamos e fomos ao último destino italiano----Veneza!!

Florença

  De Pisa a turma pegou um trem até Florença e fomos em busca do hostel (Hostel Plus! Ótimo).
 Como chegamos já pelo inicio da noite, fomos conhecer as proximidades ao hostel, a Piazza della Indipendenza, algumas igrejas e jantamos a famosa Pizza Italiana!! Deixamos para descansar bem de noite para conhecer a cidade toda no outro dia.



 Dia 29: explorando Florença!!
 Basilica of San Lorenzo, é uma igreja do início do Renascimento.

  
   A praça onde está situada a suntuosa catedral Santa Maria del Fiore, magnífica obra arquitetônica. É uma construção tão complexa que nunca conseguiu ser repetida. A construção se iniciu nos idos de 1296. Mas foi restaurada e reconstruída diversas vezes, levando 170 anos para finalizar. A fachada atual é de 1887. Ao lado, está o Batistério, com a porta de bronze, em relevo, retratando cenas religiosas.




Casa de Dante Alighieri , considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana.


Piazza Della Signoria


Palazzo Pitti
 Um grande palácio renascentista, conheci as salas com jóias da época, porcelanas e vestuário.
 Na saída de umas das salas conheci os Jardins de Bobóli.



  Ponte Vecchio, é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro.


 Santa Croce


Piazza Santissima Anunziata


   Depois de todo percursso pela cidade,um bom descanso, pois no outro dia mais um trem para a quarta cidade italiana,Verona!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pisa --» Rápida visita

  De Roma até Pisa foram quase cinco horas de viagem, até tirei algumas fotos das paisagens pelas quais passamos.
 

       Pisa é uma comuna italiana da região da Toscana.
       O ponto forte da viagem a essa cidade era conhecer a Torre de Pisa (Torre pendente).
       A torre de Pisa é um dos mais famosos cartões-postais da Itália, uma das atrações turísticas mais conhecidas.Começou a ser construída em 1173, mas só foi concluída em 1350, projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. Quando três dos oitos andares da Torre estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação em razão de uma depressão, pois tinha sido edificada sobre terreno arenoso e também acima de um lençol de água, e por isso vinha inclinando.


    A Torre fica na Piazza dei Miracoli , onde se encontra a Catedral (Duomo), o Baptistério e a Torre Sineira (Campanile).

Roma --» A Cidade Eterna

 Dia 25 de janeiro embarquei em mais uma viagem! Destino: Itália
 Primeira cidade a ser visitada: Roma
 Roma é a capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar.

Companheiros de viagem: Rodrigo, Thiago e Rosi.

       
 Chegando by Ryanair (low cost forever! ahhuuaha) lá pela uma da tarde, deixar mochilão no hostel (Legends Hostel-- muito bomm!!) e turistar!!
 Pela tarde conheci a Piazza della Repubblica, Piazza S Bernardo, Igreja Santa Sussana (local onde fui buscar tickets para a Audiência Papal, na qual assisti  dia seguinte!!).


                                                  Pizza della Repubblica

                                                  Piazza S Bernardo

Igreja Santa Sussana

    A noite chegou umas cinco da tarde e sob as luzes da cidade conheci o Pantheon (Panteão), um templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.

 A Piazza Navona

   Essa belíssima praça nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos, inclusive tinha um tocando violino divinamente!


 Fontana de Trevi
 Diz a tradição que quem lançar uma moeda a esta fonte de Nicola Salvi de 1732 garante o seu regresso a Roma,lançando moedas acima do ombro, o meu já está garantido!


 Dia seguinte, tropa acorda bem cedo para garantir a entrada para a Audiência Papal.
Fomos ao ponto de ônibus, como temos uma sorte tremenda, os ônibus e metrôs que iam ao Vaticano estavam em  paralização e para variar um pouco,  fomos a pé ao Vaticano (todas as viagens a pé, essa não seria diferente!).
A Audiência começou pontualmente às 10:30 da manhã, o Papa Bento XVI leu um texto em sete línguas: latim, inglês, alemão, italiano, francês, espanhol e português. Foi bem emocionante!
 Dentro do Vaticano, conheci a Basílica San Pietro,símbolo do catolicismo, que começou a ser construída no ano 315,  a mando do imperador Constantino, e remodelada entre 1506 e 1626. Guarda embaixo do altar principal, o túmulo de Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, crucificado e queimado no ano de 67 do Século I.



    Em seguida fui conhecer o  Museu do Vaticano , no qual contem verdadeiras relíquias colecionadas pelos Papas, tesouros etruscos, egípcios, gregos, trabalhos de Leonardo Da Vinci, telas de Rafael e obras de Michelangelo, como os afrescos pintados no teto da Capela Cistina, o Gênesis e Juízo Final. Também na capela, que tem as paredes decoradas com afrescos de expoentes do renascentismo, como Botticelli e Signorelli.

  Gostei mais do Museu Gregoriano Egípcio,  é dedicado à preservação de um acervo de monumentos e artefatos do antigo Egito.
  A Capela Sistina é onde acontecem os conclaves para a eleição do Papa, fato que sempre chama a atenção do mundo ocidental, pena que não pode ser fotografada!
  Saindo de lá fui ao Catstell de Sant Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usada como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
O terceiro dia foi perfeito! Fui ao Colosseo (Coliseu), sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. E com o ingresso do Coliseu , visitei o Palatino (É nesta colina que se encontravam outrora, agora em ruínas, os palácios de César Augusto, Tibério e Domiciano) e Foro Romano, que era o principal centro comercial da Roma Imperial.

Colosseo (Coliseu)


 Palatino



Foro Romano 






   Depois passei pelo Monumento a Vittorio Emanuele II ,  primeiro Rei da Itália Unificada.
                                        

   A piazza Boca della Veritàt, uma curiosa tampa de esgoto do tempo romano, que representa uma cara com a boca aberta; na Idade Média, os maridos levavam as suas mulheres até à Boca da Verdade, obrigando-as a meterem a mão dentro da "boca" da figura, dizia-se que se a mulher tivesse sido infiel, que a boca encerraria com a mão no seu interior.


 Para finalizar o último dia em Roma: Piazza del Popolo, Piazza del Spagna e tirar foto do Coliseu a noite (mágico)!

Piazza del Popolo


Piazza Spagna

Colosseo ,deslumbrante pela noite!!
   
No dia 28 de janeiro, bem cedo (acordamos umas 5 da manhã !!) para pegar o trem até Pisa (saía da Estação Termini às 6:15).