Dia 25 de janeiro embarquei em mais uma viagem! Destino: Itália
Primeira cidade a ser visitada: Roma
Roma é a capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar.
Companheiros de viagem: Rodrigo, Thiago e Rosi.
Chegando by Ryanair (low cost forever! ahhuuaha) lá pela uma da tarde, deixar mochilão no hostel (Legends Hostel-- muito bomm!!) e turistar!!
Pela tarde conheci a Piazza della Repubblica, Piazza S Bernardo, Igreja Santa Sussana (local onde fui buscar tickets para a Audiência Papal, na qual assisti dia seguinte!!).
Pizza della Repubblica
Piazza S Bernardo
Igreja Santa Sussana
A noite chegou umas cinco da tarde e sob as luzes da cidade conheci o Pantheon (Panteão), um templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.
A Piazza Navona
Essa belíssima praça nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos, inclusive tinha um tocando violino divinamente!
Fontana de Trevi
Diz a tradição que quem lançar uma moeda a esta fonte de Nicola Salvi de 1732 garante o seu regresso a Roma,lançando moedas acima do ombro, o meu já está garantido!
Dia seguinte, tropa acorda bem cedo para garantir a entrada para a Audiência Papal.
Fomos ao ponto de ônibus, como temos uma sorte tremenda, os ônibus e metrôs que iam ao Vaticano estavam em paralização e para variar um pouco, fomos a pé ao Vaticano (todas as viagens a pé, essa não seria diferente!).
A Audiência começou pontualmente às 10:30 da manhã, o Papa Bento XVI leu um texto em sete línguas: latim, inglês, alemão, italiano, francês, espanhol e português. Foi bem emocionante!
Dentro do Vaticano, conheci a Basílica San Pietro,símbolo do catolicismo, que começou a ser construída no ano 315, a mando do imperador Constantino, e remodelada entre 1506 e 1626. Guarda embaixo do altar principal, o túmulo de Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, crucificado e queimado no ano de 67 do Século I.
Em seguida fui conhecer o Museu do Vaticano , no qual contem verdadeiras relíquias colecionadas pelos Papas, tesouros etruscos, egípcios, gregos, trabalhos de Leonardo Da Vinci, telas de Rafael e obras de Michelangelo, como os afrescos pintados no teto da Capela Cistina, o Gênesis e Juízo Final. Também na capela, que tem as paredes decoradas com afrescos de expoentes do renascentismo, como Botticelli e Signorelli.
Gostei mais do Museu Gregoriano Egípcio, é dedicado à preservação de um acervo de monumentos e artefatos do antigo Egito.
A Capela Sistina é onde acontecem os conclaves para a eleição do Papa, fato que sempre chama a atenção do mundo ocidental, pena que não pode ser fotografada!
Saindo de lá fui ao Catstell de Sant Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usada como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
O terceiro dia foi perfeito! Fui ao Colosseo (Coliseu), sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. E com o ingresso do Coliseu , visitei o Palatino (É nesta colina que se encontravam outrora, agora em ruínas, os palácios de César Augusto, Tibério e Domiciano) e Foro Romano, que era o principal centro comercial da Roma Imperial.
Colosseo (Coliseu)
Palatino
Foro Romano
Depois passei pelo Monumento a Vittorio Emanuele II , primeiro Rei da Itália Unificada.
A piazza Boca della Veritàt, uma curiosa tampa de esgoto do tempo romano, que representa uma cara com a boca aberta; na Idade Média, os maridos levavam as suas mulheres até à Boca da Verdade, obrigando-as a meterem a mão dentro da "boca" da figura, dizia-se que se a mulher tivesse sido infiel, que a boca encerraria com a mão no seu interior.
Para finalizar o último dia em Roma: Piazza del Popolo, Piazza del Spagna e tirar foto do Coliseu a noite (mágico)!
Piazza del Popolo
Piazza Spagna
Colosseo ,deslumbrante pela noite!!
No dia 28 de janeiro, bem cedo (acordamos umas 5 da manhã !!) para pegar o trem até Pisa (saía da Estação Termini às 6:15).