Companheiros de viagem: Rodrigo, Rafael e Thiago
A ida para Barça foi dia 16 de dezembro,quase sete da manhã, exigindo que a turma "dormisse" no aeroporto de Porto.
Chegando lá por volta de nove da manhã (tem uma hora a mais que Porto) ,pegamos um mapa da cidade e fomos a procura do hostel (BCN Casanova).
Recomendo fortemente esse hostel!!
Barcelona é a capital da região autônoma de Catalunha e a língua oficial é o catalão (mais fácil de entender que o castelhano).
O primeiro lugar que conheci foi a Plaça de Catalunya, a turma toda andando sem rumo e sempre se perdendo!
Plaça de Catalunya |
La Rambla é uma das principais ruas de Barcelona, com grande movimento, repleta de bancas com flores, venda de animais, artesanato, comida e tem os imitadores que são hilários!
|
|
O passeio pelo Barri Gótic (bairro gótico) que é o autêntico coração de Barça, a zona mais antiga, onde se encontra o Palau de la Generalitat (Parlamento Catalão), Catedral,Muralha Romana,etc.
A Catedral tem 28 capelas laterais, estilo gótico, em seu interior tem o Cadeiral do Coro (contem brasões dos diversos reis europeus), a Cripta (sarcófago da padroeira da cidade, Santa Eulália), Claustro (fonte decorada com a estátua de São Jorge, padroeiro de Catalunha) e salas contendo peças e quadros da igreja.
O Arc del Triomf, sua fachada representa a cidade a saudar os visitantes e a retaguarda evoca uma distribuição de prêmios.
Thiago, eu, Rodrigo e Rafael no Arc del Triomf
Conheci o Parc de la Ciutadella, criado durante meados do século 19, foi durante décadas a única área verde da cidade, e até agora um dos mais populares.Nele está contido o Parlamento de Catalunha, um lago, museus e uma fonte lindaa que foi desenhada por Gaudí, grande símbolo da cidade, foi um arquiteto catalão ligado ao modernismo.
A cidade está ao longo do Mar Mediterrâneo.
Próximo a costa se encontra o Monument a Colom (Monumento a Colombo), este tem 60 m de altura e assinala o local onde Colombo desembarcou em 1943 depois de descobrir a América.
Monument a Colom |
Na sexta, a programação foi conhecer as obras de Gaudí.
A primeira delas foi a "Sagrada Família", considerada a maior obra de Gaudí, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO,a obra ainda se encontra inacabada.
A Casa Milà, "La Pedrera", de fachada ondulada com chaminés de estrutura abstrata.
A Casa Terrades, que foi expoente máximo do modernismo catalão.
Casa Milà
Casa Terrades
Fui a Illa de la Discordia, é um bloco no Passeig de Gràcia, conhecido por ter três dos mais importantes arquitetos do modernismo na Barcelona, Lluís Domènech i Montaner, Antoni Gaudí e Josep Puig i Cadafalch. Como os três estilos de arquitetos eram muito diferentes havia confronto entre eles, daí o nome do bloco ser "Discórdia",os três prédios foram construídos nos primeiros anos do século 20.
Outro lugar interessante é conhecer o Montjuïc, que significa monte judeu, era onde se encontrava o cemitério judaico da cidade. Este bairro ficou conhecido principalmente por abrigar as principais instalações esportivas das Olimpíadas de 1992, entre eles o estádio olímpico onde ocorreram as cerimônias de abertura e encerramento.
Uma atração especial nas noites do Montjuïc é conhecer a fonte mágica: um espetáculo de água, cores e música!! O espetáculo se inicia às 19 h...vale a pena esperar!
Aí vai um pequeno vídeo que o Rodrigo gravou:
E uma foto...
O último dia em Barça conheci o estádio do Barça e o Parc Güell, considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é um grande jardim com elementos arquitetônicos que se situa na parte superior da cidade.Foi desenhado por Gaudí e inaugurado em 1922.
Parc GüellEstádio do Barça
Uma vista da cidade:
E depois de tanto andar, correr e subir ladeiras voltei para Porto!